Começar o planejamento do negócio com
antecedência é condição essencial para que a pequena empresa não perca tempo em
janeiro e já comece o ano com ações e metas estabelecidas.
Faltam
pouco mais de dois meses para o final de 2014 e quem éempreendedor já
precisa estar pensando no próximo ano. Começar o planejamento do negócio com
antecedência é condição essencial para que a pequena empresa não
perca tempo em janeiro e já comece o ano com ações e metas estabelecidas.
Para
Cynthia Serva, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo e
Inovação do Insper, em um momento como o que se vive, planejar se tornar ainda
mais importante. “O empresário tem que pensar nisso desde já, principalmente
com um cenário mostrando a economia não muito favorável”, diz Cynthia.
Nestes
meses que faltam para acabar 2014, o empreendedor já pode fazer um balanço do
ano, pensando nas ações que deram certo ou não e no que pode ser feito em 2015.
“É uma iniciativa que ele tem que ter. Ele tem que olhar a empresa como um
todo, do ponto de vista interno e externo”, indica Joaquim Xavier, gerente do
Sebrae-SP.
Analise
o setor
Assim
como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa analisar também a
situação do seu setor. “O mais importante é entender os sinais do setor, de
ponto de vista econômico, legal, estrutural, e se isso afeta diretamente o seu
negócio”, diz Cynthia.
Veja se produtos substitutos podem ameaçar sua operação. “Pense em como isso vai afetar no médio e longo prazo e trace objetivos”, afirma a professora.
Veja se produtos substitutos podem ameaçar sua operação. “Pense em como isso vai afetar no médio e longo prazo e trace objetivos”, afirma a professora.
Para
Xavier, este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico. “Você não faz
agora e engaveta. A dinâmica social e econômica muda e você tem sempre que
estar de olho no que está acontecendo no mercado”, explica o consultor.
Veja
também como a concorrência está se saindo. Analise como foi 2014 para os
principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa
ainda pode aproveitar. “Não pode perder do radar o que a concorrência está
fazendo. Tem que ser o dever de casa que o empreendedor tem que seguir
rotineiramente”, sugere Cynthia.
Tenha
um plano de ação
Trace
metas, pense em objetivos e fique de olho no mercado. Passada esta fase, é
preciso desenhar um plano de ação, com prazos bem definidos. “Uma coisa
importante é dividir o planejamento em níveis, como estratégico, tático e
operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando
isso para toda a empresa”, ensina Xavier.
Monitore
e busque aprimoramento
Monitore
com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não
espere que as coisas estejam ruins para começar a medir. “Além de planejar, ele
precisa estudar as finanças, onde pode mexer em custos, melhorar o marketing e
buscar clientes, novos mercados”, diz Xavier.
Fonte:
Exame.com