Saiba quais documentos você precisa para declarar
imposto de renda
1. Documentos pessoais
Apesar de serem os documentos para o
imposto de renda mais óbvios sempre podem ocorrer esquecimentos.
Então, atente pelo menos aos
seguintes itens básicos que não podem faltar no preenchimento:
- Documento de identificação com CPF e RG;
- Endereço atualizado com a informação de que houve ou não mudança de
endereço no ano anterior;
- Número do título de eleitor (opcional);
- Número do recibo da declaração do ano anterior se existir;
- Para autônomos, número de cadastro no INSS (PIS ou NIT);
- Dados da conta bancária para recebimento da restituição de imposto
se for o caso.
2. Informe de rendimentos
Qualquer pessoa que seja registrada
em uma empresa necessita do informe de rendimentos emitido por ela para
comprovar as informações a serem transmitidas na declaração e também para guiar
o preenchimento com exatidão.
Para quem é contratado, o informe
apresenta os dados de todos os recebimentos — salários, 13° salário e férias —
e os descontos de imposto de renda retido e contribuição previdenciária.
No informe do empresário, que faz retirada de pró-labore, o documento
apenas demonstra o total acumulado nos meses do ano anterior e os descontos de
INSS e IR. Também, neste caso, o declarante não pode esquecer de informar
suas retiradas de lucro para preenchimento.
3. Informe de rendimentos de
aplicações ou extrato de investimentos
Além de declarar o imposto de renda sobre investimentos, quem aplica em algum
produto financeiro de renda fixa ou variável precisa informar os seguintes
dados à Receita:
- Produtos escolhidos do mercado financeiro;
- Valores aplicados;
- Lucro;
- Dividendos recebidos;
- Possíveis perdas;
- Possível imposto retido.
Todas essas e ainda outras
informações sobre opções de investimentos constam em informe ou extrato emitido
pela instituição financeira ou corretora. Logo, o documento é preciso para que
não se declare os investimentos com erros ou faltas.
4. Recibos de aluguéis pagos e
recebidos
Quem paga ou recebe aluguéis precisa
declarar à Receita. Por isso, esses recibos estão entre os documentos para o
imposto de renda que o declarante precisa organizar.
5. Informe de rendimentos e extrato
de previdência privada
Caso o declarante contribua a uma
previdência privada para complementar sua renda após a aposentadoria, deve
guardar o documento recebido pela instituição para informar exatamente tanto as
contribuições quanto possíveis ganhos já realizados e impostos.
6. CPF dos dependentes
Uma das últimas mudanças nas regras
da declaração é relacionada à inclusão de dependentes, que precisam ter CPF
para que possam entrar na declaração de titulares.
7. Comprovantes de despesas médicas
Na hipótese de o declarante ter gastos
com as despesas médicas admitidas entre as restituições é necessário incluir na
documentação as notas e faturas que comprovam essas despesas.
E se o beneficiário dos serviços
médicos não for o titular da declaração, como um dependente ou cônjuge, o titular
também precisa organizar os dados de quem foi atendido ou tratado
para declarar os custos corretamente.
8. Documentação de imóveis e veículos
No preenchimento do patrimônio deve
ser informado o documento de registro de cada bem. Para um imóvel é a escritura,
enquanto para um veículo é o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular
(CRLV).
Na hipótese de a compra de algum
desses bens ter sido feita no ano anterior a documentação da transação também
se faz necessária, assim como preenchimento de seus dados. E o mesmo vale para
a venda de patrimônio.
Ainda se não houver venda ou compra a
informar, mas benfeitoria que valorize imóvel já obtido
anteriormente, as notas fiscais e faturas da ampliação ou reforma devem ser
organizadas juntamente para a declaração.
9. Comprovantes de despesas com
educação
Todos os comprovantes de gastos com educação precisam entrar
nos documentos para o imposto de renda, especialmente aqueles relativos a
mensalidades e matrículas, valores que podem ser utilizados para dedução de imposto a pagar.
10. CPF e CNPJ de pagamentos
Quem tem renda de trabalho não
assalariado, como um autônomo, ultimamente precisa identificar as fontes com
CPF e CNPJ dos pagadores. Da mesma forma, quem efetua pagamentos a
profissionais liberais precisa identificá-los com CPF.
11. Extrato de consórcios,
financiamentos e outras dívidas
A contração de uma dívida com
instituição financeira, e até de empréstimo formalizado com pessoa física,
exige preenchimento de detalhes da operação, valor total e quantias paga e
devida conforme documento de formalização da dívida.
12. Recibo de doação
Uma doação, seja feita ou recebida,
precisa em qualquer caso ser informada à Receita Federal de forma igual pelas
duas partes, de acordo com o recibo — ou outro documento — emitido na
efetivação da doação.
13. Informe de rendimentos da
Previdência Social
Aposentados e pensionistas devem emitir no site da Previdência o extrato de seus
benefícios para a declaração, no qual constam os valores recebidos no ano
anterior e os descontos de INSS sobre eles.
14. Informe de rendimentos
financeiros
O declarante deve solicitar
ao banco um extrato de sua conta para fins de declaração de renda, constando
nele o saldo da conta no dia 31 de dezembro do último ano.
15. Extrato nota fiscal paulista e paulistana
Havendo mais de uma conta, é preciso
pedir os extratos a todos os bancos dos quais é cliente.
E tudo mais que julgar necessário