sexta-feira, 14 de novembro de 2014

QUAL MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO?

No Brasil existem os seguintes regimes tributários:

1-)Lucro real;
2-)Lucro presumido;
3-)Lucro arbitrado;
4-)Super-simples.
5-)Mei

Diga-se de passagem somente no Brasil existem regimes tributários diferenciados, ou seja um self-service a gosto dos contribuintes, mas deixemos isto de lado.

 A seguir as dicas de Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, contador e conselheiro do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), para orientar o empreendedor na escolha do melhor regime tributário para a empresa.
 Histórico da empresa.
Ter em mãos todas as peças contábeis (balanço patrimonial, demonstração de resultados do exercício, demonstração de fluxo de caixa, dentre outras previstas nas normas brasileiras de contabilidade) ajuda a fazer uma análise sobre o desempenho fiscal e de caixa da empresa.
Normas tributárias.
Após fazer o levantamento de toda a documentação fiscal da empresa, é importante estudar as normas e os regimes tributários legalmente aplicados no Brasil.
 Área de atuação.
Para escolher o melhor regime tributário para a empresa, segundo o contador e conselheiro do CRC-SP, é importante que o empreendedor também tenha amplo conhecimento sobre a atividade operacional da companhia, independentemente se é industrial, comercial ou prestação de serviços.
 Cálculo de lucro.
Conhecer qual é a margem de lucro e quais são os gastos da empresa garante uma base significativa para o cálculo do melhor regime tributário, segundo Santos; ele diz que o empresário precisa saber como é estabelecido o preço de venda de seu produto ou serviço, o quanto a empresa paga de impostos e qual o seu lucro líquido final, e o cálculo deve ser feito tanto nas operações comerciais praticadas no mercado nacional como no internacional.
Fonte: uol economia/empreendedorismo.