segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CRISE 2015

CRISE 2015

Nos deparamos em 2015 sobre o efeito de um negativismo na área econômica com sua magnitude ampliada pelos meios da imprensa, sejam elas televisas, radiofônicas e escrita (que muitas das vezes exageram demais), em outras palavras se formos muito pelo que lemos ouvimos ou assistimos seremos invadidos pelo total desânimo.

Paremos para pensar todos sem exceção sabiam que devido as manobras dos governos até o ano de 2014 (ano eleitoral), foi fruto de mandos e desmandos aliados a alta corrupção que se instalou no Brasil.

Não é necessário ser economista,contabilista, empresário ou funcionário e leigo para entenderem  que 2015 deveriam ser tomadas medidas radicais para frear todo este cenário econômico escondido até 2014.

Porém como não gosto de me alongar em meus comentários, diante da situação onde o Brasil já sabe que irá crescer próximo a “zero” , com certeza teremos aumento de inflação, desemprego, crédito caro e assim será, não tem retorno este ano talvez 2016 sim.

Porém há dicas importantes a serem consideradas, como o clima que nos norteia é de pessimismo total, a culpa é sua também, minha enfim da sociedade em geral que simplesmente não reagem apenas resmungam, não há crescimento sem reação.

Bom o que é positivo nisto tudo (veja o positivo no item 6), vejamos:

1-)Se há de fechar empresas aquelas que já vinham com sérios problemas de caixa e má administração.

2-)Falta de investimento da empresa por parte dos proprietários, que somente souberam sugar todos os lucros da empresa, sem investir em maquinários, propaganda, mão de obra especializada.

3-)Não fizeram um planejamento realístico, muitos fizeram um plano de negócio, mas esqueceram de fazer um plano de ação.

4-)Miséria atrai miséria, muitos empresários cortaram despesas e custos de forma errada, trocando por exemplo fiéis e antigos colaboradores (inclusive o Contabilista), por outros de preços bem inferiores ao praticado pelo mercado,  porém com baixíssima qualidade na prestação de serviços.

5-)Funcionários que não estudam, não se preocupam em se especializar, que querem trabalhar em multinacionais, em órgãos públicos, (crendo piamente que seu emprego sempre estará seguro, ledo engano e grande ilusão, pois sabemos que as micros, pequenas e médias empresas é que empregam  90% do total absoluto no Brasil.

6-)resultado sua empresa vai fechar mesmo, porém a concorrência AGRADECE. (então não feche sua empresa, ainda há tempo de dar a volta por cima, não dê moleza a seu concorrente).

O mundo sempre que foi mundo e mundo empresarial é para aqueles que amam sua empresa, buscam parceiros comprometidos e a curto e médio prazo com certeza vencerão esta crise basta apenas “planejar” , economizar corretamente, ter ideias, implantar novos produtos, fazer propaganda, finalizando ser criativo. (lembrando que está não é e não será a última crise).

Então meus amigos(as), deixo esta mensagem NADA RESISTE AO TRABALHO, a criatividade e a fé. (não sei o autor).

A Planizza dispõe de recursos ao longo deste anos que podem lhe ajudar a não sobreviver mas sim viver com planos de ação realísticos que com certeza lhe  ajudarão creia, lembrando que muitas vezes o remédio que cura é mais amargo (mas necessário).

Se precisar de nossos préstimos estamos a disposição para lhe ajudar no que for necessário em termos organizacionais etc.

Abs
Silvio Garcia